IV SIMPÓSIO – CARL G . JUNG – ARTE, EROS E PSIQUE – DESAFIOS, ENCONTROS E MISTÉRIOS

postado em: Eventos e Conferências | 0

simposio-posa

Promover o encontro, diálogo e articulação entre a Psicologia de C. G. Jung e a Arte no intuito de para além da prática clínica fundamental discutir sobre a natureza artística do “fazer psicológico” da Psicologia e a natureza psicológica do “fazer artístico” na Arte. O ponto de contato é a Psique em suas diferentes manifestações culturais.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 25.OUT – SEXTA

18h às 18h40Apresentação IJRJ & Carl G. Jung – Arte, Eros e Psique com Humbertho Oliveira e Jorge Braga.

18h45 às 20h15CINEMA – Luz e sonhos: Projeção e Transformação com Walter Boechat e o convidado Cavi Borges – diretor e produtor da Cavideo, locadora referência dos cinéfilos cariocas que depois virou produtora e distribuidora. Como diretor já fez 14 longas e 43 curtas. Como produtor já fez 155 curtas e 66 longas participando dos principais festivais de cinema do mundo como Cannes, Berlin e Roterdan ganhando 178 prêmios.

20h às 20h50Leitura ambientada de trechos da peça: “Jung e Eu” com Arquétipos Anônimos.

20h50 às 21hEncerramento com Leiza Pereira.

_________________________________________________________________________________________________________

DIA 26.OUT – SÁBADO

9h às 10h30MÚSICA & DANÇAPulso, insistência e esperança – A Vida em movimento com Jorge Braga e convidadas Adriana Bonfatti e Marly Chagas. Psicóloga; Musicoterapeuta; Doutora em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social; Presidente da Associação de Musicoterapia do Estado do Rio de Janeiro

10h30 às 11hIntervalo para Coffee Break e Vivência musical com Marly Chagas.

11h às 12h30LITERATURA & POESIA Negras Narrativas – Alma Brasileira com Mônica Santana e convidada Maria Betânia Almeida Pereira. Doutora em Literatura Comparada pela UFF; Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores da UERJ – FFP UERJ; Pesquisadora de literatura negra feminina; Escritora.

12h30 às 14hIntervalo para almoço.

14h às 15h40ARTES DIVINATÓRIAS – Unus Mundus – A Sincronia do Céu na Terra com Gil Duque e convidados Hélder Câmara Tarólogo com abordagem humanística desde 1989; Formado em Astrologia (Escola Urantia/RJ – 1995 à 2001); Consultor Astrológico desde 1999; Professor de Astrologia desde 2001; Coordenador do Kairós – Centro de Estudos da Consciência, desde 2009. José Maria Gomes Neto Estuda astrologia desde 1979, é consultor, escritor, conferencista, com participação em Congressos Nacionais e Internacionais de Astrologia; Palestrante do TEDxRio+20 – “Human Power”: Da Cegueira à Percepção, com o Tema: SINCRONICIDADES; Formação em Coaching – InCoaching – Instituto Internacional de Coaching; MetaCoaching – International Society Neuro-Semantics; Meta-NLP Practitioner in Neuro-Linguistic Programming; International Society Neuro-Semantics; Bacharelado de Filosofia na Faculdade São Bento, RJ.

15h45 às 16h45TEATRO & ARTES CÊNICAS O Drama contemporâneo e a alma no Mundo com Humbertho Oliveira e convidado Marcelo Escorel.

16h45 às 17h30Apresentação IJRJ 30 ANOS! com Walter Boechat e Paula Boechat.

17h30 às 18h30Celebração dos 30 anos do IJRJ com Samba da Gota Serena!

_________________________________________________________________________________________________________

SOBRE O EVENTO

A recente publicação da obra: A Arte de C. G. Jung pela Fundação das Obras de C. G. Jung trouxe-nos, além da beleza e significado de seu conteúdo, um irresistível convite em buscar condições e possibilidades de aprofundar o diálogo entre Arte e Psicologia. É um diálogo que, porsua natureza, evoca o Belo, o Amor e a Alma fazendo do Mundo o “lugar capaz” de acolher a ideia da natureza psicológica do “fazer artístico” e, de seu oposto imediato, a natureza artística do “fazer psicológico”.

Articular é a atitude que amplifica, aprofunda e proporciona desafios, diálogos e mistérios que desvelam planícies, gestos e intenções. No palco da eterna luta pela Vida vem a Arte, pois: “a arte existe porque a vida não basta”1. Arte e Psique, a um só tempo e movimento, procuram no mundo, vestidas em seus excessos, cores e sons encarnar-se por entre os muros, nos palcos, esquinas, consultórios, hospitais, prostíbulos, cadeias, escolas e em tudo mais onde a Vida procura ávida pela arte de ser-fazer.

Psique, Arte e Psicologia são, por demais, vitais para a alma e o espírito humano para permanecerem nas mãos e domínios de clínicas, escolas, Hospitais, universidades, psicólogos, médicos, analistas, terapeutas e outros. Como a Arte, os pássaros e o amor, só viverão em liberdade. Libertar a Psique e a Psicologia dessas áreas restritas às instituições e seus respectivos carcereiros é o resultado esperado desse ato e atitude que quer trazer à Luza natureza da articulação Arte-Eros-Psique mostrando a natureza psicológica do trabalho artístico quando trata da Psique e sua morada, o mundo.

Arte e Psique, articuladas, não hesitarão em abrir suas entranhas, picos e vales em busca da luz do diálogo. Que venha Eros. Ouvimos dizer que a via régia para o inconsciente eram ossonhos, os complexos, o corpo, mas vivemos no mundo, o Arcano 22 do Tarot e queremos buscar a alma do Mundo e a alma no Mundo. Arte de e na Rua. Há na história relatos de homens que abriram as portas de hospitais psiquiátricos libertando os internos para o mundo, o lugar de fazer alma; mas também sabemos que muito perto de nós, uma certa Doutora também abriu as portas com seu “afeto catalizador”, uma espécie de “Eros Nordestino” e pelo “fazer artístico” lhe possibilitou a dignidade do fazer alma. Viva Nise !!! Viva em Paz Profunda.

Objetivo Geral

Promover o encontro, diálogo e articulação entre a Psicologia de C. G. Jung e a Arte no intuito de para além da prática clínica fundamental discutir sobre a natureza artística do “fazer psicológico” da Psicologia e a natureza psicológica do “fazer artístico” na Arte. O ponto de
contato é a Psique em suas diferentes manifestações culturais.

Público Alvo

Estudantes e profissionais das áreas de artes, cultura, história, psicologia e demais interessados em discutir a natureza psicológica do trabalho artístico e suas interações no âmbito da cultura e da formação dos complexos culturais.

Parceria:
Editora Vozes, Livraria Paulus e Editora Wak
Estarão no evento com a venda de livros de psicologia junguiana.

_________________________________________________________________________________________________________

🔸As inscrições já estão abertas! 😀

🔸Data: 25 de outubro, das 18h às 21h e 26 de outubro, das 9h às 18h30.

🔸Local: Museu da República no Catete – Rua do Catete, nº 153 – Catete – Rio de Janeiro/RJ.

🔸Valores para os dois dias:
▪️Até o dia 20/OUT – Público em geral: 150 reais / Membros e Candidatos: 100 reais e Estudantes: 100 reais.
▪️Após o dia 20/OUT – Público em geral: 170 reais / Membros e Candidatos: 120 reais e Estudantes: 120 reais.

🔸Informações🔸
Segunda à sexta das 13h às 18h – (21) 97110-1058 (WhatsApp) ou contato@institutojunguianorj.org.br
👇🏽
Clique aqui e faça sua inscrição!

Compartilhe